Comportamento: visitando um recém-nascido...

Olá gente,
tudo bom com vocês?! O recesso de carnaval acabou e agora o blog está de volta a todo vapor, hihi.
O post de hoje é diferente do que costumamos postar aqui no blog. Ele será um quadro no qual apresentaremos dicas de comportamentos em determinadas situações. No caso de hoje, o tema é: como se comportar em uma visita a um bebê recém-nascido?


A chegada de um bebê é sempre um marco importante na estrutura de uma família, não é mesmo?! Principalmente se for o primeiro filho do casal. Por isso, é importante que os amigos que desejam fazer a 1ª visitinha ao recém-chegado e aos novos papais atentarem-se para algumas coisas.

Pensando nisso, fiz uma pesquisa sobre o assunto e conversei com algumas mamães que estão passando por essa fase agora e separei para vocês dicas de etiqueta. Vamos conferir?! :)

1ª- Evite visitar o bebê no mesmo dia do parto, pois a mulher costuma ficar muito cansada. Por isso, a depender da hora que neném nascer, é melhor deixar a vista para o outro dia. No entanto, caso você seja alguém muito próximo da nova mamãe, ela pode querer lhe ter por perto, por isso, é importante perguntar antes.

2ª- Recomenda-se que a visita seja feita na própria maternidade, pois desse modo, a nova mamãe não precisará preocupar-se em "fazer sala" ou organizar a casa para poder lhe receber. Além disso, terá toda uma equipe de médicos e enfermeiros cuidando do bebê.

3ª- Caso você não consiga ir à maternidade, opte por ir à casa dos novos papais umas 2 semanas depois para que eles tenham tempo de se adaptar a essa nova rotina que os aguardar e também para a mamãe poder se recuperar.

4ª- Evite fazer visitas à noite. Sei que algumas pessoas, infelizmente, só podem faze-las nesse horário, no entanto não é uma boa opção, principalmente, se for depois das 20 horas.

5ª- Não peça para pegar o bebê no colo. Pode ter certeza que se a mamãe quiser que você faça isso, ela irá lhe oferecer. Caso isso não ocorra, não peça, isso pode deixa-la constrangida :/

6ª- Se você desejar tirar foto com o bebê ou dele sozinho, sempre peça, primeiramente, autorização a mãe dele. Em caso positivo, não coloque o flash de jeito nenhum!

7ª- Faça uma visita rápida. Opte por uma visita de no máximo 40 minutos, porém, se você for muito íntimo da nova mamãe, com certeza ela irá adorar que você fique mais!

8ª- Na hora do bebê mamar, deixe-os sozinhos. Evite ficar olhando o momento da amamentação, pois, no início, esse é um momento estressante para a mamãe, uma vez que ela ainda não sabe ao certo como o fazer, não sabe se seu leite irá descer, sente dores e incômodos. Por isso, é sempre melhor sair do ambiente e deixar mãe e filho à vontade.

9ª- Presentes. É sempre muito educado levar presentes para o bebê ao se fazer esse tipo de visita, não tem erro!
No entanto, vale a pena fazer algumas observações caso você também deseje levar presentes para a nova mamãe:
a) Flores - estas são sempre bem-vindas, porém, evite leva-las para a maternidade. Como mamãe e bebê estão juntos, o cheiro das flores podem causar alguma reação alérgica ao recém-nascido. Portanto, caso queira presentear a mãe com um buquê, melhor leva-lo quando ela já estiver em casa :)

b) Chocolates - não são muito recomendáveis, pois as mamãe passam a ter uma restrição alimentar devido ao processo de amamentação do bebê. Além disso, elas também podem estar querendo recuperar a forma física.

10ª- Evite usar perfumes muito fortes na hora de fazer a visita e muito menos com cheiro de cigarro. Este último, NEM PENSAR!






E aí gente, gostaram das dicas?! 
E desse tipo de post, o que acham?! Devemos continuar ou não?!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...